Culinária da Toscana: Cogumelo Porcini

Antes de tudo, é imprescindível falar sobre como a culinária da Toscana é encantadora e cheia de sabores marcantes que foram, ao passar do tempo, se enriquecendo, mas sem perder a tradição.

A Toscana é uma região exuberante que está localizada no centro da cidade da Itália, tanto suas exuberantes paisagens, quanto a sua famosa culinária arranca suspiros de pessoas de todas as partes do mundo.

Cogumelo Porcini 

Uma iguaria da esplendorosa culinária toscana, o cogumelo porcini é usado por diversos chefs de cozinha ao redor do mundo, em várias receitas gastronômicas.

Uma curiosidade é que esse tipo de cogumelo pode ser utilizado mais jovem, quando concentra um sabor mais suavizado e também mais adulto com sabores mais acentuados.

O cogumelo de tipo porcini é uma ótima pedida, principalmente para as pessoas que são vegetarianas, ou seja, não consomem carne. Ele é uma proteína vegetal, pode ser usado de diversas maneiras, tanto inteiro, quanto grelhado, recheado e até seco.

A colheita do cogumelo porcini acontece na maioria das vezes entre os meses de junho a agosto. E para quem pensa que essa iguaria é nova, se engana. A primeira remessa deste fungo foi colhida há cerca de 15 anos. Desde então, seu sabor suave e excêntrico vem sendo explorado na gastronomia.

Pratos com o Cogumelo Porcini

Essa iguaria da culinária toscana pode ser usada em diversos pratos como caldos, cremes, risotos, massas e até mesmo omeletes. Esse fungo tem uma textura lisa e cremosa, o sabor suave lembra ingredientes como nozes ou castanhas.

Lembrando, que o cogumelo porcini pode ser encontrado tanto nas versões frescas, quanto nas desidratadas. Frescos, eles duram mais ou menos uma semana se conservados na geladeira. Já desidratados, a validade é maior.

Por fim, quando se trata do cogumelo porcini, o que vale é incluir esse ingrediente em receitas que sejam satisfatórias ao paladar e ao universo gastronômico.

blog

mais recentes

Dicas para você dominar a culinária italiana

Em geral, os pratos da culinária italiana são muito simples. No entanto, são muito saborosos e extremamente bonitos. É por isso que muitas pessoas procuram aprender mais sobre a comida italiana.  Por isso, se você não está muito familiarizado com a culinária italiana, mas quer dominar essa modalidade, leia este post até o final e […]

ler matéria completa
Conheça 5 tipos de comida italiana que você pode vender

Como você deve imaginar, a culinária italiana não é feita apenas de massas. Além dos famosos pratos típicos, existem outros tipos de comida, desde a entrada até sobremesas.  Quando se fala em comida italiana, é preciso dividir a refeição em 3 partes: o antepasto, o prato principal e a sobremesa.  As preparações que vamos falar […]

ler matéria completa
Comida italiana: 8 erros que você não pode cometer na cozinha e na mesa

Quando falamos em comida italiana, logo vem várias imagens na nossa cabeça de macarrões, pizzas ou pães, porque são comidas típicas do país, mas que são populares no mundo inteiro.  As receitas, em sua maioria, são práticas e fáceis de fazer em casa. Mas, é importante você saber que existem algumas regrinhas que os italianos […]

ler matéria completa
SIGA NO INSTAGRAM